Seguidores

sexta-feira, 16 de março de 2018

ADOLFO SACHSIDA - PIOR QUE AS FAKE NEWS SÃO A HIDDEN NEWS



ADOLFO SACHSIDA
Pior do que a Fake News é a Hidden News: Os Casos de Olavo de Carvalho e Jair Bolsonaro

Hoje existe grande comoção por parte de alguns contra as FAKE NEWS, isto é, contra as notícias falsas que circulam na internet e nas mídias sociais. Certamente esse é um problema sério: em questão de dias destrói-se a reputação de pessoas, destroem-se famílias, pessoas perdem os empregos, e dão adeus a seu futuro, em outros casos deturpa-se completamente a verdade causando enorme confusão, e dificultando a habilidade do indivíduo (consumidor, empreendedor, eleitor, etc.) tomar as decisões mais acertadas.

Pior do que o FAKE NEWS é a política de destruição de reputações. Enquanto a fake news é aleatória e pode destruir qualquer pessoa ou empresa ou fato histórico, a política de destruição de reputações é o uso sistemático da FAKE NEWS para obter algum objetivo, seja ele destruir a reputação de uma pessoa, de uma empresa, ou mesmo de uma causa. Nos anos dourados do petismo, muitos conhecerem de perto a máquina de moer reputações (criadas por blogs sujos, perfis fake, e uma série de militantes alinhados a causa). Não foram poucos os que sofreram nessa época. O PT tinha até uma lista negra de jornalistas. Curiosamente, parte importante dos que reclamam das fake news hoje não viam problema algum nas máquinas criadas para destruir reputações há apenas 3 ou 4 anos atrás.

De minha parte sempre fui contra a divulgação de notícias falsas, sempre fui contra as FAKE NEWS, fui contra no passado, sou contra no presente, e serei contra no futuro. Divulgar notícias falsas atrapalha e deturpa o livre trânsito de ideias, informações, e pensamentos honestos; criar e divulgar notícias falsas é uma maneira imoral de querer vencer um debate (ou destruir um oponente).

Por pior que sejam as FAKE NEWS, pior ainda é o que chamo de HIDDEN NEWS. Hidden news (notícias escondidas) é a ocultação deliberada da informação visando destruir um oponente, ou um movimento, ou mesmo uma ideia pela proibição silenciosa de sequer anunciar sua existência. Por exemplo, durante as manifestações pelo impeachment de Dilma, entre os anos de 2015 e 2016, centenas (talvez milhares) de pessoas foram as ruas com o cartaz "OLAVO TEM RAZÃO". Com raras exceções, os veículos da mídia tradicional ignoraram solenemente esse cartaz. Tudo porque era proibido divulgar o nome do filósofo Olavo de Carvalho. Sejamos francos, você vai numa manifestação pelo impeachment e se defronta com centenas de cartazes "OLAVO TEM RAZÃO", isso não te deixa curioso? Isso não te chama atenção? Você não procura saber mais sobre isso? Bom, boa parte da mídia brasileira silenciou sobre isso, isto é, OCULTOU A INFORMAÇÃO.

Enquanto as FAKE NEWS podem eventualmente ser desmentidas, o indivíduo não tem essa possibilidade com as HIDDEN NEWS. Afinal, ele sequer sabe que não sabe de determinada informação.

Um exemplo mais recente foi o pré-lançamento da candidatura do Deputado Jair Bolsonaro a presidência da república. Note que a rede Globo sequer noticiou esse fato (pelo menos não no Jornal Nacional). Goste-se dele ou não, o fato é que Bolsonaro, com 20% das intenções de voto, lidera a corrida para o palácio do Planalto, será que ele não é notícia? Compare isso com o destaque que o Jornal Nacional deu ao pré-lançamento da candidatura de Rodrigo Maia (que tem apenas 1% das intenções de voto). Esse é mais um exemplo de HIDDEN NEWS, oculta-se deliberadamente a candidatura de Bolsonaro na esperança de que o silêncio de alguns veículos de mídia tradicional o fará cair no esquecimento do povo.

Me arrisco mesmo a especular que as HIDDEN NEWS potencializaram as FAKE NEWS. Isto é, cansados de não terem acesso as informações (por causa da política de Hidden News adotada por muitos veículos tradicionais de mídia) os consumidores passaram a procurar outras fontes de informação. Nesta busca por fontes alternativas de informação, com o objetivo de evitar a hidden news, muitos acabaram se informando em fontes menos confiáveis de informação (que abusam das fake news).

Muitos criticam acertadamente as FAKE NEWS, mas a grande maioria se esquece de criticar as HIDDEN NEWS. Ambos os problemas são sérios, e a melhor maneira de combate-los é com liberdade de imprensa. O tempo, cedo ou tarde, revelará a verdade. E até que o tempo revele a verdade sempre teremos o acesso a justiça para punir judicialmente os que, por meios imorais e ilegais, tentam destruir a reputação de empresas e indivíduos honestos.

http://bdadolfo.blogspot.com.br/2018/03/pior-do-que-fake-news-e-hidden-news.html

***

A crescente censura e ocultação dos fatos estão lançando uma sombra protetora sobre atos governamentais criminosos como este: 

CIÊNCIA SECRETA "uma política de longa data que permitia que os reguladores ambientais confiassem em dados científicos secretos para elaborar regulações. Estas regulações custaram aos contribuintes e empresas norte-americanos o total de 344 bilhões de dólares durante os 8 anos da administração Obama, de acordo com dados do American Action Forum."
https://www.epochtimes.com.br/administracao-trump-deixara-usar-ciencia-secreta-elaborar-regulamentos-ambientais
*
"Feminismo não tem nada a ver com mulheres, direitos humanos não têm nada a ver com humanos, cota não tem nada a ver com negros, politicamente correto não tem nada a ver com ser correto, progressismo não tem nada a ver com progresso. Pronto, pode ir viver a vida." Flávio Morgenstern
*
Não está na hora de fazer um estudo sério sobre o modus operandi desonesto e manipulador da esquerda, e que anuncia um grande golpe final? O politicamente correto, por exemplo, é uma armadilha, uma óbvia falácia em muitos sentidos e, ainda por cima, financiada por dinheiro ilícito.
Já passou da hora.

*
 Editor da Folha reconheceu que Fernando Haddad era paparicado pelo jornalismo"Haddad deve ter sido o prefeito mais paparicado por jornalistas em toda a história de São Paulo"
https://painel.implicante.org/editor-folha-fernando-haddad-paparicado-jornalistas/amp/

João Santana contou à Lava Jato como Lula interferiu na eleição presidencial de El Salvador
 https://www.politicas.info/marlosapyus/brasil/joao-santana-contou-a-lava-jato-como-lula-interferiu-na-eleicao-presidencial-de-el-salvador/amp

POSTS SOBRE CENSURA
https://www.politicas.info/?amp=1&s=CENSURA

*

“Hegemonia” é isso: o domínio invisível e insensível exercido sobre as consciências pela força da repetição e do hábito impregnado na linguagem, nas rotinas, no “senso comum” (no sentido gramsciano do termo). Construí-la é, por definição, obra de muitas décadas, apoiada na passagem das gerações e no esquecimento coletivo. Só um conhecimento muito fino da história cultural e psicológica da sociedade em que vivemos, aliada a um rigoroso exame retrospectivo da nossa própria biografia interior e à firme disposição de encontrar a verdade para além de toda a pressão do nosso grupo de referência, pode nos libertar de uma influência grudenta e anestésica que se impregna em nossas almas como uma segunda natureza. https://olavodecarvalho.org/o-velho-truque/ 







Nenhum comentário:

Postar um comentário