Seguidores

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

HÁ 13 ANOS SÉRGIO MORO PREVIA QUE TERIA PROBLEMAS COM O STF



Em seu breve, mas valioso, ARTIGO sobre a operação Mãos Limpas, Sérgio Moro tenta, ainda em 2004, resumir a situação do judiciário brasileiro. Num primeiro momento, destacando os pontos positivos:

“A magistratura e o Ministério Público brasileiros gozam de significativa independência formal frente ao poder político. Os juízes e os procuradores da República ingressam na carreira mediante concurso público, são vitalícios e não podem ser removidos do cargo contra a sua vontade.”


“O destaque negativo é o acesso aos órgãos superiores, mais dependentes de fatores políticos. Destaque também negativo merece a concessão, por lei, de foro especial a determinadas autoridades públicas, como deputados e ministros, a pretexto de protegê-los durante o exercício do cargo.”

Em outros palavras, Moro observa que as instâncias inferiores podem cumprir com sua missão, enquanto as superiores ficam reféns do jogo político, em especial, o foro privilegiado distribuído a tantas autoridades.

É exatamente a dificuldade enfrentada hoje. Exemplo melhor do que o ocorrido no julgamento da cassação da chapa Dilma/Temer não há. Mesmo diante das dúzias de provas, os membros do TSE se entregam a conveniências políticas. Enquanto isso, os aliados do presidente da República só são contidos no momento em que perdem a prerrogativa de foro.

https://www.politicas.info/marlosapyus/acervo/treze-anos-antes-moro-ja-previa-que-teria-problemas-com-o-supremo-e-o-foro-privilegiado/amp

INSCREVAM-SE:
https://www.facebook.com/Implicante.org/

CONSIDERAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO MANI PULITE
https://www.conjur.com.br/dl/artigo-moro-mani-pulite.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário