Seguidores

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A AGENDA DA ESQUERDA PARA O MUNDO




O modelo clássico da política internacional soviética, nos setenta anos seguintes, está perfeitamente delineado no Tratado de Brest Litovsk. Seus princípios estão resumidos a seguir: 

1. A qualquer tempo e sob quaisquer circunstâncias, deve-se atribuir prioridade máxima à retenção do poder político – isto é, a autoridade soberana e controle do aparelho estatal – não importa que sobre uma parte mínima do território nacional; essa condição é irredutível e nenhum preço será muito alto para garanti-la; em seu proveito, qualquer coisa e tudo pode ser sacrificado: vidas humanas, terra, recursos econômicos e naturais, honra nacional. O tempo trabalha a favor do comunismo, e o que quer que seja entregue hoje, será retomado amanhã. 

2. Tendo a Rússia atravessado a Revolução de Outubro, convertendo-se no ponto focal do socialismo mundial, sua segurança e seus interesses têm precedência sobre a segurança e os interesses de qualquer outro país, causa ou partido, incluindo aqueles do "proletariado internacional".

3. É lícito estabelecer a paz com países "imperialistas", para obter vantagens temporárias, desde que isso seja encarado como uma trégua armada, podendo ser rompida a qualquer momento, quando a situação modificar-se a favor da Rússia. Lênin disse: a história ensina que a paz é "uma pausa para a guerra" Em maio de 1918, ele declarou:

 "Enquanto o capitalismo existir, acordos internacionais são apenas "pedaços de papel".
 

Mesmo em períodos de paz, as hostilidades devem cotinuar por meios velados, visando a minar governos com os quais a Rússia tenha assinado acordos de paz. 

4. Sendo a política uma extensão da guerra, as relações internacionais devem ser conduzidas conforme a correlação de forças. Nas palavras de Lênin:

"Temos grande experiência revolucionária, e dessa experiência tiramos a lição de que é necessário seguir as táticas do avanço implacável, sempre que as condições objetivas o permitirem ( ... ) Mas temos de adotar a tática da procrastinação, da lenta acumulação de forças, quando as condições objetivas não oferecerem a possibilidade de recorrer ao avanço geral inexorável." 

Outra regra fundamental da política estrangeira bolchevique revelou-se após a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk – a promoção dos interesses bolcheviques no exterior com a aplicação do princípio de dividir e governar": 

"a mais discreta, cuidadosa, cautelosa e hábil exploração de toda "fissura" nas hostes inimigas, por menor que seja, de todo conflito de interesses entre a burguesia dos vários países, entre os vários segmentos burgueses, dentro de cada país."

Fonte - HISTÓRIA CONCISA DA REVOLUÇÃO RUSSA, de Richard Pipes

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário